A auditoria jurídica e as relações humanas na empresa

A auditoria jurídica e as relações humanas na empresauando contratada para analisar o panorama dos negócios de uma empresa, um importante serviço que a auditoria jurídica realiza é verificar a existência de situações empregatícias que possam gerar futuras reclamações trabalhistas. Dependendo das apurações, são emitidos relatórios e pareceres jurídicos, indicando a necessidade de regularização das relações que podem estar contrárias a ética, a formalidade ou a lei.

Palácio-Dantas_Dicas_A auditoria jurídica e as relações humanas na empresa

No departamento de Recursos Humanos, são verificados aspectos como: a saúde das relações da empresa com os seus colaboradores; registros de funcionários; arquivamentos de encargos previdenciários; histórico das reclamações trabalhistas; anotações em carteira; controle médico de saúde ocupacional e a realização de todas as cautelas e procedimentos de segurança, individuais e coletivos, para a prevenção de acidentes. Estatisticamente, o acidente é um dos fatores que mais oneram as empresas, agravando também os custos previdenciários e esse é um foco de atenção que deve ser bem delimitado para a criação de estratégias de controle e prevenção.

 

Gostou deste post?

Então clique aqui e confira as demais publicações da série “Dicas de Advogados para a Sua Vida”

 

 

  • Empresa deixa de ser tributada em ações trabalhistas

    Empresa consegue na Justiça o direito de ser restituída e não pagar contribuição previdenciária patronal sobre verbas trabalhistas reconhecidas em decisões judiciais, sob o fundamento de realizar os recolhimentos da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB).

    Leia Mais
  • Continuidade de linha de crédito empresas

    O Senado aprovou o projeto que autoriza a continuidade do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A taxa de juros anual será igual à taxa Selic (atualmente em 2% ao ano), acrescida de 1,25% incidentes sobre o valor contratado, em que as empresas podem pleitear até 30% da receita […]

    Leia Mais
  • Examine cada caso antes de demitir um funcionário

    Trabalhadores demitidos após contraírem o covid, discutem na Justiça do Trabalho o direito a indenização por dano moral ou reintegração ao emprego, sob a alegação de discriminação decorrente da infecção pelo coronavírus.

    Leia Mais

Comentários