Na seara financeira, a auditoria jurídica verifica quesitos muito importantes que podem estar onerando, de forma inadequada, o empresário ou sendo relegados de maneira prejudicial ao seu futuro.
Nesse tipo de auditoria, todos os recolhimentos empresariais são analisados, revisando se as bases de cálculo utilizadas para os pagamentos estão adequadas e se estão sendo incorporados os benefícios fiscais, relacionados ao tipo de atividade mercantil daquele negócio. Pequenos detalhes, nesse sentido, podem fazer muita diferença.
Sobre as questões de natureza fiscal, os auditores jurídicos revisam os pagamentos de impostos, tributos e taxas, em todas as esferas governamentais, verificando se existem casos de valores pagos inadequada ou indevidamente.
Nesse quesito, só para se ter uma ideia, nas vendas com cartão de crédito, são analisados os recolhimentos de impostos como PIS/COFINS para averiguar se a base de cálculo tem sido utilizada de forma correta. Esse tem sido um problema encontrado, com muita frequência, nas auditorias jurídicas, evidenciando muitos casos de pagamento acima do regular.
Gostou deste post?
Então clique aqui e confira as demais publicações da série “Dicas de Advogados para a Sua Vida”
Comentários